5 tendências do marketing digital para te ajudar a criar mais e melhor
O marketing digital é uma poderosa ferramenta para o crescimento do seu negócio. Caso sejam adotadas as estratégias adequadas, esse crescimento pode ocorrer de forma orgânica e natural, sem trazer prejuízos a médio e longo prazo.
Depois da pandemia, foi instaurado um novo cenário para estratégias de marketing digital, com novas tendências para alcançar o público e gerar engajamento.
Conheça algumas das tendências dessa área que podem te ajudar na busca por crescimento saudável do seu negócio.
1 - Marketing de conteúdo
Uma das tendências que mais tem crescido como estratégia das empresas é o marketing de conteúdo. Ele consiste, basicamente, na criação de conteúdos chamativos, relevantes e inovadores para atrair a atenção de usuários e potenciais clientes.
O marketing de conteúdo apresenta bons resultados, pois funciona em várias frentes, seja para levar informação relevante para usuários, seja para impulsionar a visibilidade da empresa e atrair leads.
Nos próximos anos, a tendência é que o uso dessa estratégia se aprofunde, com o uso cada vez mais intensivo de conteúdos mais relevantes, com análises e informações mais detalhadas e pertinentes para os usuários.
2 - SEO
O Search Engine Optimization, do inglês, é a prática de otimizar sites e conteúdos para ferramentas de busca, como Google e Bing.
Essa estratégia já é uma técnica antiga no mundo do marketing digital, mas seu uso tem se tornado mais frequente em meio às empresas, com maior profissionalização e resultados mais consistentes.
O uso do SEO é bastante dinâmico, podendo ser empregado em sites, perfis de redes sociais, páginas de blogs e, principalmente, textos, com uso estratégico de palavras-chave.
Através do SEO, é possível ampliar o alcance orgânico do site da sua empresa em meio a plataformas de busca, especialmente o Google. Com isso, pode-se aumentar o alcance e o tráfego de suas páginas.
3 - Audiovisual
A utilização do audiovisual como ferramenta de marketing digital é outra tendência que pode contribuir para um crescimento orgânico no mundo virtual.
É cada vez mais comum ver estratégias e campanhas de marketing em redes sociais como Instagram, em Reels ou lives, e TikTok, a plataforma de vídeos curtos que está em alta.
O formato em vídeo facilita a comunicação com os usuários, bem como a disseminação rápida do conteúdo pela internet.
4 - Inteligência artificial
A inteligência artificial é outra tendência do marketing digital que veio para ficar.
Diversas ferramentas agora utilizam algoritmos e programas baseados na tecnologia de inteligência artificial para realizar interações com clientes e usuários.
Podemos citar como exemplo os bots de resposta automática em chats. Vale destacar que o recurso da IA não é apenas para grandes empresas com grandes orçamentos, mas tem se tornado cada vez mais disponível para pequenos negócios.
5 - Análise de dados
Outra tendência do marketing digital para ajudar no seu crescimento é a análise sistemática de dados.
Quem sabe ler e interpretar dados tem a capacidade de criar estratégias de marketing mais assertivas. Na atual economia, em que informação é a commodity mais valiosa, não se pode ficar para trás no uso de dados para planejamentos mais certeiros.
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