por Onfan

Saiba como definir o seu nicho de mercado

27/05/2021
A identificação e a definição de um nicho de mercado podem ajudar qualquer empreendedor a alavancar seu negócio. Isso porque quando existe foco em algum tipo específico de necessidade, fica mais simples se tornar referência de mercado.

Se a sua empresa não tem um público-alvo, ela pode não atingir público algum. Afinal, é muito difícil criar uma conexão sem foco. Cada indivíduo tem interesses e necessidades diferentes, por exemplo. Sua empresa não conseguirá abraçar o mundo inteiro, por isso deve criar uma identificação.

Leia este post até o final e vamos mostrar como definir seu nicho de mercado!

Conceituando nicho de mercado
O nicho de mercado pode ser definido como um recorte bem direcionado dentro de um segmento maior. Sendo assim, ele tem necessidades e interesses específicos.
Em geral, um nicho é algo tão específico que muitas vezes o mercado sequer apresenta soluções viáveis para aqueles que o compõem. Por isso, os nichos são excelentes oportunidades de negócio.
Vamos dar um exemplo de nicho: colecionadores de bonecas antigas. Eles necessitarão de alguém que as conserte, de roupas de época, de acessórios etc. Quando esse nicho de mercado for pouco explorado, a oportunidade de sucesso é grande.

Por que devo definir um nicho de mercado?
Quando seu negócio direciona esforços para solucionar necessidades específicas como as citadas acima, fica muito mais fácil se destacar. Ao mesmo tempo, a oportunidade de agregar valor aos serviços/produtos de sua empresa é enorme.
O mercado de nicho é carente de soluções, mas possui muitos interessados em consumir. Assim, sua empresa consegue se destacar e impactar um tipo de público que é bastante qualificado, usando menor investimento.
Outra vantagem de definir um nicho é que o seu público-alvo tende a ser mais fiel, dando maior valor ao que você tem a oferecer. Assim, sua empresa pode trabalhar com maiores margens, com fidelização e obter mais lucro.
Outro ponto importante é que, em geral, a concorrência é menor em um nicho de mercado.

Tipos de nicho de mercado
Existem diversos tipos de nicho de mercado. A seguir, vamos mostrar quais são eles:
• Segmentação geográfica: tem como foco, como a própria nomenclatura sugere, a localização geográfica do público (bairro, cidade, estado, país etc.);
• Segmentação demográfica: tem como base características como grau de instrução, gênero, renda, idade, religião etc.;
• Segmentação psicográfica: neste nicho é levado em consideração a personalidade do público e o seu estilo de vida. Tem sido muito explorado pelas empresas ultimamente; e
• Segmentação comportamental: nicho que explora os hábitos de consumo de um produto, levando em consideração quais os benefícios que o cliente procura e qual o uso que se dará ao item.

Como definir seu nicho de mercado?
Agora você deve estar se perguntando como conseguir definir um nicho de mercado para a sua empresa. Vamos dar algumas dicas:
1. Procure trabalhar com um nicho do seu interesse;
2. Conheça profundamente o seu nicho de mercado;
3. Sempre ofereça soluções eficientes para as demandas de seu público-alvo;
4. Faça uma análise sobre quais são as demandas do seu nicho; e
5. Descubra como são as pessoas que fazem parte deste nicho.




Para te ajudar a escolher o nicho de mercado perfeito pra você não perca essas dicas fundamentais para o seu negócio:
Saiba o que é funil de vendas
Infoproduto: saiba o que é e como lucrar com isso
* 5 dicas indispensáveis para quem é empreendedor iniciante no mercado digital
Saiba como gravar vídeos de qualidade com equipamentos simples

Agora que você já sabe definir seu nicho de mercado, venha fazer parte da plataforma de conteúdo por assinatura OnFan. Faça seu cadastro e conheça o perfil de quem já é cadastrado.

 
Outras postagens
  • A importância de definir sua segmentação de mercado @Onfan - 12/07/2021

    A segmentação de mercado é a ferramenta...

  • Instagram: como usar os memes a seu favor @Onfan - 15/07/2022

    Vivemos em um mundo multiconectado graças a nova era...