por Onfan

4 dicas para criar videoaulas interessantes

20/09/2021
Com o avanço tecnológico, podemos perceber de maneira clara o quanto mudou o comportamento das pessoas. Em decorrência de aparelhos cada vez mais práticos e otimizados, comprar produtos, serviços, se relacionar e tirar dúvidas está a um clique de distância, apenas.

Hoje, com tanta diversidade de conteúdo na internet para promover conhecimento ou algum tipo de oferta, podemos lembrar das videoaulas. Por serem totalmente virtuais, é necessário nos atentarmos a alguns elementos importantes para que, tanto o seu vídeo, quanto o seu conteúdo esteja dentro do esperado pelos participantes, e assim, conseguir conquistá-los!

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e conheça 4 dicas para criar vídeo aulas interessantes para o seu público.

Saiba como gravar um vídeo de qualidade com equipamentos simples.

1. Planeje e separe o seu conteúdo em partes

Antes de tudo, uma das primeiras dicas para você criar um conteúdo eficiente e atrativo para a sua turma, é realizando um planejamento das vídeo aulas. Afinal, não tem coisa pior do que iniciar uma videoaula sem uma ligação e sem um assunto pré-definido.

A hora de você chamar a atenção do seu público é nesse momento. Então, capriche na abordagem, nas promessas, no resumo do conteúdo e quais serão os benefícios que esse conteúdo irá oferecer à sua audiência!

2. Invista em um cenário visualmente atrativo

Já é mais do que comprovado que as pessoas tendem a se sentir atraídas muito mais pelo visual, do que pelo escrito! Ou seja, se você deseja prender a atenção dos usuários em sua videoaula, invista em um cenário divertido, mas não exagerado. Esse cenário pode ser estantes com peças geeks, old school, ou com objetos relacionados ao tema da videoaula.

Se não existe essa possibilidade em sua forma física, você pode optar por colocar imagens de fundo através do zoom e do skype, por exemplo. Ao fazer isso, é possível passar ainda mais credibilidade para o seu assunto, mostrando aos participantes que trata-se de algo criativo, inovador e que oferecerá benefícios a eles.

3. Use memes

Se o público a quem se destina suas videoaulas é mais jovem, nada mais estratégico do que distribuir memes ao longo da videoaula. Se for uma aula ao vivo, você pode simplesmente relembrar episódios engraçados da internet para exemplificar pontos importantes daquilo que você está ofertando.

Caso seja gravado, você pode inserir memes de reações ao longo do vídeo, a fim de tirar os usuários do automatismo e fazê-los “acordar” com algo diferente. Essa estratégia não apenas gera interesse do público, mas também promove engajamento: curtidas, comentários e até mesmo compartilhamentos.

4. Tenha cuidado com a iluminação

Não menos importante do que todos os itens citados acima, é ter a ciência de que para uma videoaula ser eficiente, ela precisa de bons equipamentos, especialmente os de iluminação! Por esse motivo, invista em luzes que ressaltem não somente o seu rosto, mas o cenário ao fundo da câmera. Contudo, não deixe a iluminação muito clara: invista em um tom mais rústico e leve.

Gostou deste artigo? Conforme vimos, existem diferentes técnicas e estratégias para tornar suas vídeo aulas ainda mais interessantes. Diversifique as estratégias de acordo com seu objetivo e sempre mantenha o seu público engajado com seu conteúdo.

Portanto, agora que você já conhece as principais dicas para tornar suas videoaulas ainda mais interessantes, que tal conhecer os nossos serviços? Cadastre-se em nosso site e receba conteúdos exclusivos para melhorar seus conteúdos na internet.
Outras postagens
  • Guia prático de como criar um curso online @Onfan - 25/08/2021

    A internet evoluiu bastante e tem se mostrado uma ferramenta...

  • Infoproduto: saiba o que é e como lucrar com isso @Onfan - 04/03/2021

    Com o avanço da internet e suas diferentes possibilid...