por Onfan

Influencer: 10 dicas para quem está começando a criar conteúdo

11/10/2021
Em um mundo de constante avanço das formas de comunicação digital é muito difícil encontrar alguém não queira ser popular, não é mesmo? Mas será que existe um segredo para alcançar o tão sonhado “lugar ao sol”?

Com certeza não existe uma formula mágica para alguém virar um digital influencer, mas reunimos aqui algumas 10 dicas que podem ajudar quem for persistente e realmente quiser ser conhecido por criar conteúdo de qualidade na internet.

descubra também como atrair mais de x seguidores

Conheça seu público

Saber quem são as pessoas que se interessam por aquilo de bom que temos a oferecer é uma importante ferramenta para que possamos traçar estratégias de como manter a atenção delas voltada para nós.

Qual o gênero que mais se interessa por aquilo que você tem a dizer? Qual a idade dessas pessoas? Em qual região do país elas moram? Que estilo de música elas ouvem? Quais desafios elas enfrentam no dia a dia?

Quando você conhece um pouco das pessoas que se interessam pelo seu trabalho, fica mais fácil direcionar seu conteúdo e fazer as coisas fluírem com mais facilidade.

Faça um planejamento

Organizar tarefas é, sem dúvidas, muito importante para que as atividades sejam executadas dentro do prazo e contribui para o alcance de bons resultados.

Quem quer ser um digital influencer deve estabelecer um cronograma para produzir, editar, revisar e publicar seu material.

Geralmente aqueles que fazem um planejamento são os que atingem sucesso de forma mais rápida.

Escolha Uma Linguagem Adequada

Utilizar uma linguagem técnica é bom quando estamos falando ou escrevendo para alguém que seja especialista ou tenha um certo conhecimento em determinado assunto. Porém, isso se torna inviável e um grande erro quando não temos a certeza de que nossa mensagem será compreendida.

Por isso, utilizar uma linguagem acessível e que seja compreendida por todo e qualquer tipo de pessoa (independente de classe social e grau de instrução) é a melhor opção que um produtor de conteúdo pode fazer.

Imprima sua personalidade

Colocar suas características naquilo que você faz, torna o seu trabalho mais valioso e faz as pessoas se identificarem com você.

Não tenha medo de expor o seu ponto de vista sobre determinados assuntos — desde que eles acrescentem a vida de seus seguidores e que não prejudiquem ninguém, é claro!

Muitas pessoas fazem sucesso na internet justamente por que se posicionam e deixam claro o que pensam sobre diversos assuntos. Isso, sem dúvida fará muitos se identificarem com você e ajudará a aumentar sua popularidade na internet.

Grave vídeos

Apostar em diversas formas de conteúdo contribui bastante para que mais e mais pessoas cheguem até você. Aquilo que você escreve causa impacto, mas aquilo que as pessoas veem sendo ditas por você, em um vídeo, gera ainda mais repercussão.

Gravar um vídeo falando sobre determinado assunto é melhor, muitas vezes, do que escrever — já que desta forma você não estaria limitado, por exemplo, ao número de caracteres que a escrita impõe em algumas redes sociais.

Vídeos também contribuem para aumentar a proximidade entre você e seus seguidores, uma vez que eles estão te vendo e ouvindo o que você tem a dizer.

Publique com frequência

Manter a frequência de publicações melhora seu relacionamento com os algoritmos das redes sociais, contribuindo para um melhor posicionamento nestas plataformas.

Além disso, o número de postagens e os horários que elas acontecem pode ser determinante na estratégia de qualquer influencer. O segredo é conhecer bem as redes você utiliza e qual o momento ideal para disparar seu texto, foto ou vídeo.

Analisar a concorrência

Saber sobre o que seus concorrentes estão produzindo é uma excelente maneira de se inteirar a respeito dos assuntos do momento, obter ideias de conteúdo e aprimorar aquilo que você tem que faz.

Analisar o trabalho de seus concorrentes também é uma oportunidade de você aprender com os erros dos outros e pegar o que eles fazem de bom e fazer de uma maneira bem melhor.

Esteja presente em todas as plataformas (que ajudem você)

Muito bom quando procuramos aquele artista que gostamos, na rede social que mais utilizamos, e encontramos ele né? Essa regra não é diferente para quem está iniciando a jornada como digital influencer.

Estar presente nas diversas plataformas é determinante para aumentar a possibilidade de alguém se tornar conhecido hoje em dia. Mas existem redes sociais funcionam mais para determinado tipo de conteúdo que de outros.

Procure saber quais redes sociais o seu público mais utiliza e tente se fazer presente em todas elas. Porém, utilize aquelas que você mais se identifica.

Utilize aplicativos que facilitem sua rotina

Existem inúmeros aplicativos e programas que foram desenvolvidos especialmente para facilitar a nossa rotina.

Aplicativos para agendamentos de postagens podem auxiliar muito quando você precisa publicar algo e sabe que estará ocupado ou que não terá acesso na internet naquele momento.

Programas que editam foto e vídeo, aplicadores de legenda, organizadores de tarefas, enfim, as opções são quase infinitas.

Escolha aplicativos e programas que podem realmente ajudá-lo no dia a dia e que façam diferencial no seu trabalho.

Interaja com seu público

Muitos influenciadores focam muito na produção de conteúdo e esquecem completamente que a interação com seguidores é primordial para manter engajamento e consolidar sua audiência.

Curtir e responder os comentários de uma foto, vídeo ou texto que você publicou; fazer lives para responder perguntas em tempo real; e demonstrar interesse por aquilo que é dito por quem te segue é fundamental para consolidação de sua audiência — além de poder gerar ideias para conteúdos futuros.
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