Público-alvo: descubra qual é o seu
Você já deve ter ouvido a expressão que diz que quem atira para todos os lados não acerta o alvo. Pois bem, encontrar o seu público-alvo faz com que as suas ações acertem em cheio aquele grupo que é o mais interessado no seu produto ou serviço a ser vendido.
Descobrir o seu público é, portanto, fundamental para criar boas estratégias na hora de produzir conteúdo. Por causa disso resolvemos te mostrar como encontrar o seu e direcionar o seu trabalho para se aproximar mais dessas pessoas, que têm mais chances de ser seus clientes.
Estude o seu mercado para saber seu público-alvo
Você precisa primeiro estudar o mercado que deseja atuar ou no qual está atuando, observando o que acontece no seu nicho. Também considerando como alguns fatores podem impactar na realidade desse setor, como tecnologia, sociedade, cultura e meio ambiente.
Uma alternativa interessante é prestar atenção no comportamento dos seus concorrentes. Além disso, muitos dados podem ser coletados em plataformas como o site do IBGE, entre outras sérias instituições que fazem pesquisas relevantes.
Observe a solução que a sua empresa traz para as pessoas
Outro ponto muito interessante para desvendar quem é que deseja seu produto é pensar nas soluções que oferece. Toda empresa presta o papel de solucionar um problema, seja por meio de um produto ou serviço. Por exemplo, se você vende cosméticos, terá como solução trazer mais bem-estar e beleza para a clientela.
Assim, sabe que o público será em maioria formado por mulheres, que serão seu alvo. Isso não quer dizer que outros perfis não queiram comprar, mas que as suas ações de divulgação terão maior resultado quando direcionadas a esse público de forma específica.
Pense nas características do seu público
Agora o conceito está mais claro sobre o que seria o público-alvo e como podemos chegar até esse grupo. Chega a hora de pensar em características que vão nos ajudar a pensar nessas pessoas de maneira ainda mais específica.
A começar por fatores demográficos, ou seja, um conjunto de questões que envolvem idade, gênero, estado civil, renda e escolaridade. A localização também faz diferença, porque a sua empresa pode visar atender pessoas da região ou não ter nenhuma restrição de distância.
Acrescente a esse apanhado de informações o alvo de clientes, se será para empresas ou pessoa física. Pensar na geração é outra necessidade, visto que o comportamento de um consumidor Baby Boomer difere do Millenial.
Por fim, pense no ciclo de vida comum para a faixa que você considera, se são pessoas que estão na fase de ter filhos, de estar solteiro ou casado, enfim.
Todas essas ações e informações são fundamentais para montar o que chamamos de público-alvo, esse grupo de pessoas que é mais provável de se interessar pelo seu trabalho. Por isso procure pensar nesses conceitos e começar a traçar um perfil de consumidor ideal.
Tal dado é de extrema importância para quando você começar a colocar estratégias de divulgação em prática. Com isso os seus resultados serão muito melhores.
Aproveite para fazer cadastro em nossa plataforma ou conheça os perfis já criados!