por Onfan

O que é um conteúdo de qualidade?

02/05/2022

Desde a popularização das redes sociais, da era da criação de conteúdo massificada e da entrada dos influenciadores e microinfluenciadores como players nesse cenário, muito se fala sobre a importância de criar conteúdo de qualidade na internet .

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Antes de falar sobre esse assunto, no entanto, vamos compreender um pouquinho mais desse cenário?

 

Explorando a criação de conteúdo e dados sobre a mesma

 

A criação de conteúdo tem como principal foco gerar engajamento para o seu público-alvo, gerando uma rede de clientes e/ou potenciais clientes que se interessam por aquele conteúdo, que deve ser, sobretudo, atrativo, valioso e relevante.

São alguns dados que podem te convencer de que a criação de conteúdo está apenas engatinhando e deve crescer de maneira imensurável nos próximos anos:

 

  • • A média de uso da internet só aumenta – e em 2020, foi de 6 horas e 43 minutos por dia, representando mais de 100 dias do ano totalmente conectados;

 

 

  • • Metade desse tempo, inclusive, ocorre no mobile;

 

 

  • • A cada minuto, quase 4 milhões de buscas são realizadas no Google, 4,5 milhões de vídeos são assistidos no YouTube, 390 milhões de apps são baixados e 347 mil “scrolls” são feitos no Instagram;

 

 

  • • Apenas em 2020, a televisão paga (canais por assinatura) perdeu 10% dos seus clientes. Em contrapartida, streamings, assinaturas e redes sociais têm crescido diariamente.

 

 

Como criar conteúdo de qualidade nesse cenário?

 

É claro que quando falamos em criação de conteúdo de qualidade ela está diretamente associada a alguns fatores, como: seu público-alvo, canal de veiculação e etapa do funil de vendas em que o potencial cliente está.

No entanto, são fatores gerais que podem te ajudar na criação de um conteúdo relevante e valioso:

 

  1. 1. Criação de conteúdo com estratégia, focado sempre em onde se quer chegar;

 

 

  1. 2. Definição de personas e público-alvo específicos;

 

 

  1. 3. Fuga do tom formal de comunicação e de um tom muito agressivo, com termos como “compre agora”;

 

 

  1. 4. Uso de CTAs (Call-to-Action) bem colocadas;

 

 

  1. 5. Investimento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que você efetivamente seja encontrado por quem está procurando aquele tipo de conteúdo;

 

 

  1. 6. Uso de link-buildings internos para direcionar tráfego para demais conteúdos próprios;

 

 

  1. 7. Teste de novos formatos sempre que possível (como planilhas, posts em blogs, e-books e outros);

 

 

  1. 8. Não ignorar o visual – afinal, todos queremos consumir conteúdos agradáveis aos olhos.

 

 

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Ao longo deste material você conheceu um pouco mais sobre o universo de criação de conteúdo e, principalmente, fatores que fazem com que um material seja de qualidade.

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