O que é um conteúdo de qualidade?
Desde a popularização das redes sociais, da era da criação de conteúdo massificada e da entrada dos influenciadores e microinfluenciadores como players nesse cenário, muito se fala sobre a importância de criar conteúdo de qualidade na internet .
-
Antes de falar sobre esse assunto, no entanto, vamos compreender um pouquinho mais desse cenário?
Explorando a criação de conteúdo e dados sobre a mesma
A criação de conteúdo tem como principal foco gerar engajamento para o seu público-alvo, gerando uma rede de clientes e/ou potenciais clientes que se interessam por aquele conteúdo, que deve ser, sobretudo, atrativo, valioso e relevante.
São alguns dados que podem te convencer de que a criação de conteúdo está apenas engatinhando e deve crescer de maneira imensurável nos próximos anos:
- • A média de uso da internet só aumenta – e em 2020, foi de 6 horas e 43 minutos por dia, representando mais de 100 dias do ano totalmente conectados;
- • Metade desse tempo, inclusive, ocorre no mobile;
- • A cada minuto, quase 4 milhões de buscas são realizadas no Google, 4,5 milhões de vídeos são assistidos no YouTube, 390 milhões de apps são baixados e 347 mil “scrolls” são feitos no Instagram;
- • Apenas em 2020, a televisão paga (canais por assinatura) perdeu 10% dos seus clientes. Em contrapartida, streamings, assinaturas e redes sociais têm crescido diariamente.
Como criar conteúdo de qualidade nesse cenário?
É claro que quando falamos em criação de conteúdo de qualidade ela está diretamente associada a alguns fatores, como: seu público-alvo, canal de veiculação e etapa do funil de vendas em que o potencial cliente está.
No entanto, são fatores gerais que podem te ajudar na criação de um conteúdo relevante e valioso:
- 1. Criação de conteúdo com estratégia, focado sempre em onde se quer chegar;
- 2. Definição de personas e público-alvo específicos;
- 3. Fuga do tom formal de comunicação e de um tom muito agressivo, com termos como “compre agora”;
- 4. Uso de CTAs (Call-to-Action) bem colocadas;
- 5. Investimento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que você efetivamente seja encontrado por quem está procurando aquele tipo de conteúdo;
- 6. Uso de link-buildings internos para direcionar tráfego para demais conteúdos próprios;
- 7. Teste de novos formatos sempre que possível (como planilhas, posts em blogs, e-books e outros);
- 8. Não ignorar o visual – afinal, todos queremos consumir conteúdos agradáveis aos olhos.
Pronto(a) para produzir conteúdo com a gente?
Ao longo deste material você conheceu um pouco mais sobre o universo de criação de conteúdo e, principalmente, fatores que fazem com que um material seja de qualidade.
E caso você também esteja focado em ganhar dinheiro com as suas habilidades com conteúdo, saiba que chegou ao lugar certo. Na Onfan você começa a ganhar dinheiro criando uma conta gratuita, produzindo conteúdo para ela e, em seguida, cobrando uma mensalidade para que os seus seguidores acompanhem tudo o que você posta por lá.
Demais, não é mesmo? Para conhecer mais e abrir a sua conta gratuita em questão de minutos é só fazer o seu cadastro aqui