5 dicas infalíveis de como criar conteúdos para o Instagram
O Instagram é uma rede social essencial, quando seu objetivo é alcançar muitas conexões .Para isso, o perfil precisa conter conteúdos de qualidade que interajam com os seguidores e os convertam em consumidores fiéis.
Por isso, apresentamos cinco dicas que irão organizar e ajudar na criação de conteúdos para o Instagram.
1. Estabeleça seus objetivos
O Instagram é uma rede social de rapidez nas informações, dessa forma, o conteúdo desenvolvido precisa ser atrativo para prender a atenção do consumidor.
Diante disso, o primeiro passo é definir os objetivos do seu negócio dentro da plataforma, o que pretende alcançar com seus conteúdos. Por exemplo:
- Aumento de vendas;
- Ampliar o engajamento;
- Aumentar o tráfego do site
- Maior número de seguidores
São diversas as opções para se utilizar do Instagram. E ter isso anotado irá facilitar nos momentos de decisões sobre o conteúdo que será postado.
2. Defina seu público-alvo e crie uma persona
Para se ter certeza do seu público é preciso ter informações sobre o seu comportamento, dessa maneira, será possível traçar um perfil de quem são. Assim, será mais fácil direcionar o conteúdo quando for postado.
Por isso, analise as métricas, indicadores e desenvolva uma pesquisa das preferências do seu público-alvo. Algumas informações interessantes para se relacionar são:
- Interesses;
- Desejos;
- Necessidades
- Hobbies
- Idade
- Forma de conversar
Essa relação de dados pode incluir muitos detalhes e quanto mais for possível especificar seus consumidores melhor, pois será mais simples de atingi-los.
Assim como, sem um público definido e a criação de sua persona, seus conteúdos não irão cumprir as metas e objetivos estabelecidos.
3. Desenvolva uma estratégia
Após ter seus objetivos e consumidores estabelecidos, é o momento para se desenvolver a estratégia que será abordada na plataforma.
Utilizando os objetivos que se pretende ser alcançados com o conteúdo, defina quais os caminhos devem ser seguidos para chegar até lá, como:
- quais os temas serão abordados;
- qual o formato do conteúdo postado;
- os horários que serão postados;
- como conversar com os clientes
Para elencar todas essas informações, pode-se utilizar um calendário editorial que irá ajudar a organizar todas as publicações e a analisar o desempenho do seu perfil com os conteúdos que estão sendo gerados.
4. Realize Lives
As lives são uma alternativa eficiente para se conectar com o público. Existem várias possibilidades para se apresentar em uma transmissão ao vivo, por exemplo, expor produtos ou serviços, assim como, criar conexões com clientes através de perguntas e respostas.
Além disso, todas essas lives estarão disponíveis no perfil do seu negócio para qualquer pessoa acessar.
5. Stories e Feed
O feed e o stories são os principais recursos utilizados pelos usuários, por isso, tente desenvolver conteúdos voltados para as duas opções.
Nos stories o ideal é criar conteúdos eficientes e de fácil criação, mas que sejam interativos, como as enquetes sobre produtos ou assuntos divertidos que irão reter seus clientes.
Para o feed podemos apostar em conteúdos mais elaborados, já que estes ficarão permanentemente no perfil do seu negócio. Alguns exemplos que irão dar resultados são:
Utilizando as dicas acima já será possível dar início a sua criação e planejamento para o Instagram.
Gostou do conteúdo? Acesse o site e faça seu cadastro ou se ainda tem dúvidas de como pôr estas dicas em prática, confira os perfis de quem já fez sua parceria conosco!
- Criação de tutoriais, ou seja, como é utilizado o produto ou serviço e seus benefícios;
- Apresentar dicas de como os produtos e serviços podem ser incluídos no seu dia a dia;
- Desenvolvimento de listas com diferentes produtos, para os consumidores engajarem e escolherem seus favoritos