por Onfan
Screencast: o que é e qual é o seu diferencial?
27/12/2021
Para quem deseja aumentar o número de seguidores nas mídias sociais, aumentar o número de vendas, fazer usuários realizarem alguma ação ou simplesmente educá-los com algum conteúdo estratégico, existem inúmeras estratégias para isso.
No entanto, podemos notar a importância do screencast, que consegue promover excelentes benefícios para essas ações, seja por empresas, marcas, profissionais ou até mesmo vendedores de infoprodutos.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Saiba também 5 dicas para criar uma apostila atraente para seus seguidores
Afinal, o que é Screencast?
Antes de tudo, podemos definir que screencast nada mais é do que um vídeo que realiza a gravação do que ocorre em um computador. Para exemplificar ainda melhor esse conceito, basta nos lembrarmos dos famosos tutoriais que mostram aos usuários o modo de usar um determinado tipo de programa ou software.
Todos esses tipos de tutoriais são feitos em formato screencast, a fim de que os usuários possam visualizar de forma ainda mais precisa o passo a passo para instalar o programa ou até mesmo para visualizar as etapas de criação de um determinado processo, por exemplo.
Logo, para que possamos criar esse tipo de vídeo, é necessário ter acesso a um programa que faça esse tipo de gravação na tela do computador, e depois disso, editá-lo. O processo é extremamente simples!
Os tipos de conteúdos que podem ser criados em screencast e seus benefícios
Sabendo que o processo de screencast é bastante eficiente para quem deseja criar algum tipo de conteúdo a partir da tela do computador, fica fácil entender que podemos usar essa ferramenta para produzir diversos tipos de formatos. Veja abaixo quais são eles:
1. Cursos online ou tutoriais
Um dos primeiros tipos de conteúdos que podem ser criadosa partir do screencast é o de ensino. Cursos online e tutoriais são belos exemplos desse modelo, e são bastante utilizados por escolas e outros tipos de instituições de ensino para aprimorar ainda mais a experiência dos alunos.
Sem contar que esse processo é ótimo para quem deseja reter clientes ou até mesmo qualificar seus leads com o disparo de conteúdos relevantes. Os screencasts são mais realistas e aproximam o usuário daquilo que ele realmente está disposto a aprender. O “clique-a-clique” é um dos modos mais interessantes para chamar a atenção do seu público-alvo.
2. Demonstração de produtos
Sabemos que, em algumas situações, um conteúdo com extrema qualidade torna-se eficiente para contribuir com o fechamento de vendas que são mais difíceis de conseguir, sobretudo se o serviço ou produto que você vende tende a envolver um processo de negociação ainda mais complexo.
Quando investimos em screencasts nesses momentos, é possível oferecer pontos específicos de interação com os clientes, aumento o índice de um fechamento de acordo.
3. Chamadas sociais
Para quem deseja trabalhar com tráfego pago ou orgânico, os screencasts são uma das melhores formas para atrair os usuários e fazê-los agir de acordo com uma ação sugerida. É possível criar vídeos ensinando algo, mas em troca, pedi-los para clicar em algum link na descrição do vídeo, ou chamá-los para se inscrever nas redes sociais, newsletter, e-mail marketing, ou qualquer outra estratégia.
Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o conceito e os incríveis benefícios do screencast, que tal ter uma demonstração gratuita de pessoas que usufruem dessa ferramenta para alavancar resultados? Acesse agora mesmo o nosso site e confira.
No entanto, podemos notar a importância do screencast, que consegue promover excelentes benefícios para essas ações, seja por empresas, marcas, profissionais ou até mesmo vendedores de infoprodutos.
Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Saiba também 5 dicas para criar uma apostila atraente para seus seguidores
Afinal, o que é Screencast?
Antes de tudo, podemos definir que screencast nada mais é do que um vídeo que realiza a gravação do que ocorre em um computador. Para exemplificar ainda melhor esse conceito, basta nos lembrarmos dos famosos tutoriais que mostram aos usuários o modo de usar um determinado tipo de programa ou software.
Todos esses tipos de tutoriais são feitos em formato screencast, a fim de que os usuários possam visualizar de forma ainda mais precisa o passo a passo para instalar o programa ou até mesmo para visualizar as etapas de criação de um determinado processo, por exemplo.
Logo, para que possamos criar esse tipo de vídeo, é necessário ter acesso a um programa que faça esse tipo de gravação na tela do computador, e depois disso, editá-lo. O processo é extremamente simples!
Os tipos de conteúdos que podem ser criados em screencast e seus benefícios
Sabendo que o processo de screencast é bastante eficiente para quem deseja criar algum tipo de conteúdo a partir da tela do computador, fica fácil entender que podemos usar essa ferramenta para produzir diversos tipos de formatos. Veja abaixo quais são eles:
1. Cursos online ou tutoriais
Um dos primeiros tipos de conteúdos que podem ser criadosa partir do screencast é o de ensino. Cursos online e tutoriais são belos exemplos desse modelo, e são bastante utilizados por escolas e outros tipos de instituições de ensino para aprimorar ainda mais a experiência dos alunos.
Sem contar que esse processo é ótimo para quem deseja reter clientes ou até mesmo qualificar seus leads com o disparo de conteúdos relevantes. Os screencasts são mais realistas e aproximam o usuário daquilo que ele realmente está disposto a aprender. O “clique-a-clique” é um dos modos mais interessantes para chamar a atenção do seu público-alvo.
2. Demonstração de produtos
Sabemos que, em algumas situações, um conteúdo com extrema qualidade torna-se eficiente para contribuir com o fechamento de vendas que são mais difíceis de conseguir, sobretudo se o serviço ou produto que você vende tende a envolver um processo de negociação ainda mais complexo.
Quando investimos em screencasts nesses momentos, é possível oferecer pontos específicos de interação com os clientes, aumento o índice de um fechamento de acordo.
3. Chamadas sociais
Para quem deseja trabalhar com tráfego pago ou orgânico, os screencasts são uma das melhores formas para atrair os usuários e fazê-los agir de acordo com uma ação sugerida. É possível criar vídeos ensinando algo, mas em troca, pedi-los para clicar em algum link na descrição do vídeo, ou chamá-los para se inscrever nas redes sociais, newsletter, e-mail marketing, ou qualquer outra estratégia.
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