por Onfan

Saiba o que é funil de vendas e como ele ajuda no seu negócio digital

14/05/2021
O principal objetivo de qualquer negócio no mercado é gerar competitividade. Contudo, para que isso seja totalmente possível, é necessário dispor de ferramentas e técnicas cada vez mais eficientes, a fim de conquistar novos clientes, e assim, aumentar o número de vendas.
Nesse quesito, percebemos os incríveis benefícios e vantagens do funil de vendas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre essa estratégia.

Afinal, o que é funil de vendas?
Primeiramente, o funil de vendas nada mais é do que um modelo estratégico. Essa estratégia faz você identificar a jornada do seu cliente, desde o primeiro contato até o fechamento da venda — e em alguns casos, acaba sendo além dela.
Ou seja, esse modelo é uma representação eficiente, que ressalta o que exatamente o seu cliente faz até chegar ao final do processo, ou seja, no fechamento da compra.
Assim, de forma prática, entendemos que o funil de vendas faz você, na qualidade de empreendedor, ter o total conhecimento acerca de uma determinada solução que a sua marca oferece a uma determinada pessoa, e a partir de então, examinar esse processo até a parte em que ele fecha a compra.

Como funciona esse modelo estratégico?
Certamente, é sabido que o processo de compra de um determinado produto ou serviço acaba não sendo algo totalmente homogêneo. Isso porque no decorrer da jornada do cliente, ele vai passar por diversos momentos que vão relevar o quão propenso ele está para comprar de você.
Um exemplo a citar é quando há o momento em que um usuário realiza uma pesquisa na internet para conhecer a sua marca ou quando alguém menciona a sua loja para ele. Nesse caso, ele vai buscar saber um pouco mais sobre você (e o item em questão), depois a compra propriamente dita, e por fim, o tipo de recomendação que ele vai oferecer depois que utilizar seu serviço ou produto.
Assim, o funil de vendas serve para mostrar que uma determinada pessoa que acabou de descobrir o que a sua loja oferece tem uma possibilidade muito menor de comprar de você, se formos compará-la com uma pessoa que já até buscou ler as principais avaliações dispostas em seu site.

Quais são as principais etapas do funil de vendas?

1. Topo de Funil
A fase do topo de funil é conhecida como momento da consciência, ou seja, até em certo momento, o usuário ainda não entendia de fato qual era o problema que ela precisava resolver.
Ou seja, ela não buscava nenhum tipo de produto ou serviço, porque não sabia que havia solução para o problema dela. Contudo, ao encontrar o seu negócio, ela percebeu que o seu problema pode ser resolvido e, logo, estudará sobre ele.

2. Meio de funil
Na parte de meio de funil, o usuário entende que ele possui um problema. Assim, ele busca as melhores formas de como resolvê-lo, avaliando sites com dicas, técnicas e outros processos que podem ajudá-lo a resolver a demanda em questão.
É justamente nesse momento onde grande parte das empresas lidam com os famosos leads, que são pessoas que interagiram com algum tipo de conteúdo e deixaram algum contato para que a empresa pudesse retornar depois. Esse contato pode ser um e-mail ou um número de telefone.

3. Fundo de funil
No fundo de funil, estamos lidando com leads altamente qualificados, ou de forma mais informal, são pessoas que oferecem todo o potencial para comprar de você. Se você conseguiu trazer um usuário até aqui, significa que ela sabe que sua marca é confiável, seus produtos e serviços oferecidos são de qualidade, e ela realmente deseja se relacionar com você.
O que falta, no entanto, é apenas um “empurrão”. Esse processo pode ser um desconto, uma promoção, um prêmio exclusivo e entre outras estratégias de vendas que você poderá fazer para levá-lo ao seu carrinho de compras.



O Funil de vendas ajuda sua empresa a escalar ainda mais o número de vendas
Conforme vimos, o funil de vendas é uma das incríveis estratégias do marketing digital para atrair novos clientes. O propósito desse modelo é fazer com que você entenda a jornada do seu cliente, buscar métodos e táticas para conquistá-lo e, logo, fazê-lo comprar de você.
De nada adianta estruturar um negócio para vender produtos e serviços, se você não conhece o seu público, ou não sabe como convertê-lo. Por esse motivo, invista no funil de vendas, monitore seus clientes e ofereça os melhores meios para agradá-los, para que assim, você consiga encaminhá-los ao carrinho de compras.

Agora que você já conhece o que é funil de vendas e os benefícios que essa estratégia pode oferecer ao seu negócio, que tal conhecer os nossos serviços?

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