por Onfan

Passo a passo de como organizar a sua produção de conteúdo

15/09/2022

O Marketing Digital se tornou um dos principais meios de captação de clientes na internet, deixando de lado a tática de usar propagandas em todos os meios de comunicação e focando em públicos específicos.

Atualmente, para ter bons resultados e aumentar sua credibilidade no mercado, é necessária uma produção de conteúdo de qualidade. No entanto, muitos profissionais se veem perdidos na hora de desenvolver e organizar esses conteúdos.

Neste texto, vamos apresentar dicas e um passo a passo de como organizar sua produção de conteúdo.

 

1. Explore sua área

 

Um bom produtor de conteúdo sempre está ciente do que acontece no seu mercado. Não esqueça que a internet muda o tempo todo, algo que é trend de manhã some durante a noite.

Acompanhe seus concorrentes e outros produtores para possíveis ideias e inspirações. No entanto, não perca sua essência e a forma de comunicação com seu público, a forma como te reconhecem é o que te diferencia no mercado.

A mente precisa de exercícios diferentes para manter a criatividade em alta, assim como referências e informações para embasamento das ideias.

 

2. Planejamento

 

O planejamento é a base de como seu conteúdo se desenvolverá, portanto, é importante que tudo esteja dividido em etapas e organizado.

Primeiramente, escreva todas as suas ideias, briefings e sugestões de conteúdo. Em seguida, analise cada uma para verificar a possibilidade de executá-las, se possuem relação com seu público e o meio em que atua.

Tendo escolhido suas ideias, comece a escrever todos os passos que serão necessários. Neste momento, no caso de você ter uma equipe, é interessante que sejam colocadas as pessoas que irão cumprir as partes e o prazo de entrega.

Com o esqueleto da sua proposta montada é mais fácil visualizar as necessidades que seu projeto terá.

 

3. Crie um Cronograma

 

Havendo um planejamento bem encaminhado, todo o resto da produção será escrito em cima dele. Desta forma, um cronograma servirá para definir datas, entregas e conseguir controlar o que exige mais ou menos tempo para desenvolver, assim como ajudar todos os participantes a ficarem cientes de suas funções.

A assistência do cronograma permite que tudo seja documentado e auxilie produções futuras, pois com ele é possível ver quais ações foram executadas e deram bons resultados e quais podem ser descartadas, além de ajudar a reconhecer ainda mais o seu público-alvo e o nicho de atuação. Quanto mais informações sobre sua audiência conseguir reunir, melhor.

Você pode utilizar diversos meios para desenvolver um cronograma, desde o clássico papel e caneta até aplicativos online, o que for mais confortável para sua organização.

 

4. Distribuição do conteúdo

 

A produção do conteúdo fecha seu ciclo na entrega. Porém, é necessário saber para qual meio de comunicação será direcionado seu produto, para que o decorrer da sua produção seja segmentado para o ambiente correto.

Faça testes e encontre a principal rede que consome o assunto divulgado. Não se baseie em concorrentes ou pessoas que atuam em áreas similares. Garanta que seu trabalho está sendo publicado no lugar correto para gerar bons resultados.

Ainda com dúvidas sobre como desenvolver seu conteúdo? Acesse o site e faça seu cadastro ou acompanhe os perfis de quem já começou.

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