por Onfan

Instagram: como usar os memes a seu favor

15/07/2022

Vivemos em um mundo multiconectado graças a nova era digital, que chegou trazendo benefícios para a comunicação de pessoas e empresas. A internet permitiu um rápido e eficiente método de negócios para as organizações, levando-as à busca constante por inovações.

O mercado se tornou mais competitivo e novidades surgem a cada momento. É preciso estar por dentro de tudo o que acontece e traçar estratégias ao utilizar esses novos métodos a fim de conseguir se destacar cada vez mais em meio a concorrência.

Sites e blogs já eram um meio mais constante de comunicação e divulgação de marca. Porém, o surgimento de redes sociais tornou tudo ainda mais acessível, tanto para observar, quanto para ser visto pelas pessoas.

 

As redes sociais

 

Redes sociais se tornaram alguns dos principais trunfos das empresas para fazer a divulgação dos negócios, conseguir se manter cada vez mais perto das pessoas e conseguir atrair cada vez mais consumidores.

Técnicas de vendas e comunicação foram desenvolvidas a fim de permitir que as empresas alcancem seu público-alvo, transformem consumidores em clientes, ganhem grande destaque no mercado e aumentem a lucratividade dos negócios.

Uma das redes mais utilizadas pelas pessoas é o Instagram. Criada com o objetivo de funcionar como um álbum de fotografias e poder ser acessadas por todos os seguidores, ela vem sendo muito utilizada pelas empresas, incorporando também em sua estratégia o uso de memes, algo extremamente recorrente na internet, usados por milhares de pessoas.

 

O Instagram

 

Assim como qualquer outra rede social, o Instagram é utilizado tanto pela população geral, quanto pelas empresas. Ele funciona como um espaço de compartilhamento de fotos e vídeos, onde os usuários criam contas para postá-los e ficam disponíveis para qualquer pessoa que tenha uma conta, desde que o perfil do dono da postagem não esteja trancado.

Junto às imagens e vídeos as pessoas podem deixar curtidas, comentários e fazer compartilhamentos. A rede social, muito usada através de aplicativo dos smartphones, contam com vários recursos que dão efeitos especiais às imagens e também contam com stories, que são gravações de curta duração que podem ser acessados também por qualquer usuário.

 

As empresas como usuárias da rede social

 

Segundo o próprio site do Instragram, há mais de 200 milhões de contas empresariais na rede social. Um site oficial foi criado especificamente para mostrar às empresas como elas podem se beneficiar ao criarem uma conta.

Através da conta empresarial, elas podem monitorar os resultados do investimento em tempo real e saber qual a melhor maneira de chamar a atenção do seu público.

A rede oferece inúmeras alternativas para que as empresas possam divulgar sua marca e desenvolver seus negócios de uma forma prática, criativa, inovadora e que traga um bom retorno.

Principalmente para aqueles que trabalham com mercadorias, anunciar produtos e serviços nesse espaço se tornou muito vantajoso, uma vez que a milhares de pessoas buscam por sua próxima compra no Instagram.

 

Os memes como parte dos negócios

 

Para que uma empresa consiga realmente despertar a atenção de milhares de pessoas, ela precisa estar por dentro das principais atividades da internet. Uma delas é a criação e compartilhamento de memes.

Seja por montagens, fotos com frases, gifs e vídeos de momentos e situações que viralizaram na rede, eles fazem um sucesso estrondoso entre as pessoas. E as empresas devem usar isso a seu favor para conquistar cada vez mais a atenção do público e conseguir convertê-los.

Eles permitem que a postagem consiga mais engajamento através de curtidas, comentários e compartilhamentos, espalhando o nome da marca pela internet. Dessa forma, há algumas dicas importante sobre como deve ser usado esse recurso digital de modo certeiro.

 

  • Procure por imagens, gifs e vídeos de memes que podem ser incorporados à imagem da marca e que chame atenção do público-alvo da empresa;
  • Utilize tweets virais de pessoas que façam parte do público que se deseja atingir e compartilhe com a finalidade de refletir os valores, atitudes e a mensagem que a marca deseja passar para eles;
  • Desperte atenção do público pelos seus produtos incorporando memes aos anúncios de forma leve e descontraída, funcionando como uma forma de venda e divulgação indireta;
  • Faça o compartilhamento de memes de forma direta, sem finalidades comerciais, para mostrar às pessoas que a empresa também está por dentro de tudo que está acontecendo no mundo virtual, mostrar a imagem de uma marca humanizada e que está acessível para o seu público.

 

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