por Onfan

Quais criadores de conteúdo deveriam apostar em um podcast?

22/07/2022

Não é preciso ser um expert em marketing para saber que cada vez mais as marcas estão buscando inovar o seu jeito de fazer negócio, em vista de adquirir melhores resultados mediante a fidelização de seus clientes.

O PodCast é uma das principais maneiras utilizadas pelas marcas, desde as que estão iniciando no mercado até as mais consolidadas. Isso porque, apesar de ser uma ferramenta criada desde o ano 2000, ela passou por diversas atualizações até alcançar um formato que realmente dá certo e atrai os mais diferentes públicos.

Quer saber se o PodCast é uma boa jogada para criar o seu conteúdo? Siga lendo este post!

 

O que é o PodCast?

 

O mais novo queridinho da galera no quesito informação surgiu lá nos anos 2000 e é um tipo de conteúdo em áudio que se assemelha com o rádio, apesar de não acontecer ao vivo.

O PodCast é gravado pelos criadores de conteúdo, de modo que as pessoas possam ter acesso quando desejarem, sendo veiculados em apps diversos como o SoundCloud, Deezer, Apple, etc.

É bastante comum encontrar conteúdos em PodCasts nas mais diversas áreas do mercado, com informações que vão desde o entretenimento em si até os temas mais complexos, como o mundo das criptomoedas, dentre outros.

 

PodCasts mais ouvidos no Brasil

 

Em pesquisa divulgada pelo Orelo, mais de 20 milhões de pessoas escutaram podcasts em todo país no ano de 2020. Um número realmente interessante, principalmente no contexto de pandemia vivenciado naquele ano.

Os cinco primeiros mais ouvidos foram:

 

  1. Horóscopo Hoje: com previsões do dia para cada signo.
  2. Café da Manhã: com notícias veiculadas no Folha de São Paulo.
  3. Primocast: Primo Rico falando de finanças e investimentos.
  4. NerdCast: o conteúdo do Jovem Nerd, que impulsionou a veiculação da mídia no país.
  5. Flow Podcast: conversas ao vivo com diversas celebridades.

 

Diante dessa lista, dá para notar que o PodCast tem sido um formato consumido por pessoas das mais diversas áreas de interesse, não ficando restrito apenas um determinado nicho.

Assim, fica o grande questionamento para os criadores de conteúdo: vale a pena investir no PodCast para divulgação do meu trabalho?

Essa é uma resposta à qual chegaremos juntos a seguir...

 

Por que a sua marca deve apostar nessa tendência?

 

Se você está se perguntando sobre a validade do PodCast para o seu conteúdo, saiba que esta é uma resposta fácil de ser decifrada. Afinal de contas, como já foi mencionado, esse formato de conteúdo está sendo utilizado pelos mais diferentes criadores de conteúdo, das inúmeras áreas existentes no mercado.

Ou seja, todo mundo está encarando essa onda de PodCast, principalmente porque é um conteúdo bastante apreciado pelas pessoas no contexto atual.

Existem vantagens bastante importantes de se produzir conteúdo em PodCast e a mais interessante dentre elas é a praticidade que esse tipo de conteúdo favorece tanto para quem produz, quanto para quem consome.

A verdade é que as pessoas vivem correndo para lá e para cá e a falta de tempo faz com que muitos desejem consumir informações mais rápidas e acessíveis. Já que o PodCast é um formato a ser ouvido em qualquer lugar, a qualquer hora e através de um simples dispositivo eletrônico, ele se torna um queridinho quando o assunto é estar conectado.

Portanto, se você é um criador de conteúdo interessado em aumentar o engajamento com seu público, mediante um formato de conteúdo atraente e realmente eficaz, deve apostar no PodCast como uma jogada de marketing de atração para o seu nicho.

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