por Onfan

A importância de definir sua segmentação de mercado

12/07/2021
A segmentação de mercado é a ferramenta essencial na vida de qualquer empreendedor que tem o desejo de prospectar clientes e manter consumidores em seu negócio por meio de marketing assertivo.

O setor empresarial se encontra em constante transformação, o comportamento do público se modifica diariamente e novas estratégias são adotadas diariamente, logo, acaba sendo imprescindível segmentar o mercado.
Ainda que o comportamento do consumidor seja abstrato e subjetivo, saiba que é possível quantificá-lo e é justamente isso que será abordado no artigo.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Continue acompanhando este post.

Afinal, o que é segmentação de mercado? Descubra!

De forma geral, a segmentação de mercado é a demarcação de uma parcela de consumidores que possuem diversas características em comum e que apresentam desejos e exigências similares.

É a definição de um grupo de pessoas que vão reagir de forma parecida perante alguns estímulos.
A segmentação é dividida em algumas categorias:

1. Segmentação demográfica: analisa a renda, estado civil, nacionalidade, idade, religião e outras características do perfil;
2. Segmentação psicográfica: avalia a personalidade, as atitudes, o estilo de vida e outros aspectos da audiência;
3. Segmentação geográfica: considera a região em que a pessoa se encontra inserida;
4. Segmentação comportamental: julga as opiniões, gostos, conhecimentos, indicações de cada cliente.

Saiba também como definir o seu nicho de mercado.

Por que a segmentação de mercado é importante?

A segmentação de mercado pode organizar o universo dos consumidores em alguns grupos determinados considerando as principais características e preferências de produtos e serviços, certo?

Aquele que consegue segmentar bem o mercado pratica ações de marketing certeiras, desta forma, os gastos são baixos, a eficiência é maior, os processos menos pesados e as hipóteses de conversão melhoram.

Portanto, a segmentação possui importância, pois, pode:
• Alcançar as metas comerciais da marca;
• Encontrar possibilidades para fazer negócio;
• Reconhecer a concorrência;
• Atender todas as necessidades do público;
• Melhorar qualquer ação de publicidade;
• Conquistar e manter novos consumidores.

Isso significa que você deve definir a sua segmentação de mercado ainda hoje.

É importante segmentar a sua audiência, pois, a possibilidade de converter vendas é bem maior, já que a marca vai se relacionar com o cliente ideal, aquele que possui de fato o desejo de adquirir o seu produto ou serviço.

Desta forma, a sua empresa não vai perder tempo nem dinheiro, já que a segmentação impede fazer ações de marketing desnecessárias que acabam expondo a marca de forma aleatória.
Como definir a segmentação de mercado? Entenda!

Embora seja uma tarefa complicada, segmentar o público é recompensador, quem for fazer a segmentação precisa conhecer as principais características da audiência que usufrui dos produtos e/ou serviços do empreendimento.
1. Realize uma boa pesquisa de mercado, desta forma, o empreendimento consegue entender quais são os aspectos quantitativos e/ou qualitativos em que a empresa deseja atuar;
2. Reconheça qual é a sua persona, identifique aquele grupo específico de pessoas que estão interessadas naquilo que você está ofertando.

Em suma, quem não definir a sua segmentação de mercado não aproveita diversos benefícios e fica longe de alcançar o sucesso no mundo empresarial.

Faça o cadastro agora mesmo em nosso site e conheça os perfis da plataforma!
Outras postagens
  • Entenda o que é necessário para criar um produto @Onfan - 06/07/2021

     A diferença entre produtos de sucesso e produto...

  • Saiba como produzir e editar seus vídeos @Onfan - 29/03/2022

    A publicação de vídeos na internet tem...